quarta-feira, 12 de setembro de 2012

PARCERIA AJUDA CONFEITARIA PARANAENSE A PLANEJAR CRESCIMENTO

Biscoitos, bolos típicos, linguiça defumada, queijo, manteiga, broas, pães integrais e dez tipos de tortas doces e salgadas fazem parte do café colonial oferecido pela Confeitaria Kliewer, em Palmeira (PR). Além do cardápio saboroso das refeições alemãs, o empresário Hans Kliewer não abre mão da parceria com o Sebrae para aprimorar o estabelecimento e aproveitar as oportunidades geradas pela Copa do Mundo da FIFA 2014.

A confeitaria foi fundada há 21 anos por Hans, a esposa Gertrud e familiares na colônia de descendentes alemães Witmansur. Essa área de produção agropecuária em Palmeira representa um atrativo para o turista que busca a cultura e a gastronomia germânicas. O estabelecimento da família Kliewer opera com nove funcionários fixos e mais seis pessoas que trabalham como free lancers nos fins de semana.

Hans conta que o forte do movimento na confeitaria se dá de sexta-feira a domingo, quando recebe de cem a 200 clientes por dia. No resto da semana, o atendimento se restringe a viajantes e visitas agendadas. O proprietário conta que, em épocas mais movimentadas, como o Carnaval, 400 turistas chegam diariamente ao estabelecimento.

Preocupado em atender cada vez melhor seus clientes, Hans Kliewer buscou o apoio do Sebrae no Paraná. Ele lembra que o contato teve início a partir de uma série de palestras, há dez anos, para a cooperativa local de agricultores. “Na época, os consultores responsáveis por essas palestras recomendaram que se a gente quisesse apostar no turismo deveríamos procurar o Sebrae”, recorda.

Um grupo formado por artesãos, hoteleiros e donos de restaurantes foi a Curitiba para fazer contato com o Sebrae no Paraná. Hans revela que, desde então, houve mudanças profundas nas atitudes profissionais dele e de seus colegas. “Aprendemos sobre abertura de sites, a gerenciar a parte financeira e a fazer etiquetas. O Sebrae nos mostrou de que maneira atuar no dia a dia dos negócios”, elogia Hans.

Sebrae 2014

 A Confeitaria Kliewer é uma das empresas participantes do programa Sebrae 2014. A iniciativa ajuda os pequenos negócios a aproveitar melhor as oportunidades que podem aparecer com os turistas que virão ao país para o mundial de futebol. “Estamos sendo preparados para apresentarmos melhor o nosso empreendimento a eles”, conta o empreendedor.

Uma das inovações trazidas pelo Sebrae 2014, segundo Hans, está no corpo de funcionários poliglotas. Quem visita a confeitaria é atendido em português, espanhol, inglês e alemão. “Essa novidade contribuiu para aumentar nosso faturamento em 50%”, estima o proprietário.

Um dos próximos passos da parceria será promover encontros dos empresários com agências de viagem. “Gostaríamos de saber o que essas empresas estão pensando em oferecer aos turistas”, diz. Segundo Hans Kliewer, a proximidade da colônia com o Parque Nacional Vila Velha ajudará a trazer mais visitantes ao local.

O empresário acredita que o grande legado do campeonato será a possibilidade de apresentar o estado a milhares de pessoas vindas de outras partes do Brasil e do exterior. “O estado nos incentiva a recepcionar bem os torcedores. Queremos que eles venham até aqui para conhecer nossa cultura”, anuncia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário