quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

PAPEL FEITO A PARTIR DE PEDRA PODE SALVAR ÁRVORES

REPAP significa papel de traz pra frente. Também significa um material inovador que pode ser usado como para rabiscar, para escrever ou fazer planos aerodinâmicos. Embora pareça, REPAP não é realmente um papel, pois ele não é feito de árvores, mas sim de pedra!

OGAMI, com sede em Milão, é o nome da marca que está produzindo os primeiros cadernos de escrita feitos de pedra, e não se trata somente de um produto eco fryendly, mas que também tem grandes chances de agradar. A linha é composta por uma coleção de cadernetas de visual minimalista, como a famosa marca italiana Moleskine ou com a edição de cadernos de citações que passam a sensação gráfica da Bauhaus. Mas além de ser um projeto visualmente interessante, o seu conteúdo – o papel de pedra – é o destaque, sem dúvida.

O “Papel Pedra” é feito a partir de resinas não-tóxicas e de carbonato de cálcio, ligados a um conjunto para criar uma superfície lisa e macia, naturalmente branca, de material semelhante ao papel. O produto é 100% livre de árvore, não há água utilizada no processo e não há necessidade de branqueá-lo ou tingi-lo, portanto nenhuma forma de substância tóxica ou poluente há em sua produção.

O carbonato de cálcio está em abundância no nosso planeta, ao contrário da floresta tropical. É um subproduto natural de água misturada com a pedra calcária, um dos minerais mais comuns em todo o mundo, e pode ser facilmente obtido a partir de origem pedreiras e os resíduos de construção.

Esse material inovador pode ser o caminho do futuro para os papeis, ajudando na crescente produção sustentável, cautelosa com os materiais de origem e os efeitos nocivos da produção ao meio ambiente.

(Fonte: 3M)

Nenhum comentário:

Postar um comentário