quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A BOLSA ESTÁ SORRINDO PARA QUEM TEM SANGUE FRIO

Você tem sangue frio? E dinheiro para investir? Pode ficar sem resgatá-lo por dois, três ou talvez cinco anos? Se você respondeu sim a essas três perguntas, uma boa opção para fazer suas economias renderem pode ser a Bovespa. A sugestão pode parecer um pouco inusitada, ainda mais em uma segunda-feira de pânico nos mercados, quando o índice Ibovespa teve a pior queda do ano, de 8,08%. Mas faz sentido. Em 2008, ano da última crise financeira, a bolsa brasileira terminou dezembro com uma queda de 41,22%, em seu pior desempenho desde 1972. No ano seguinte, a Bovespa comemorou uma alta de 82,66%.

A lógica é simples. Para ganhar dinheiro na bolsa, é preciso comprar na baixa e vender na alta, como reza a velha máxima do mercado financeiro. O problema é saber quando a Bovespa atinge o ‘piso’ e quando chega ao ‘ápice’. Qual a boa notícia para quem quer entrar na bolsa agora? Analistas são (quase) unânimes em afirmar que diversos papéis da bolsa brasileira estão baratos. A Bovespa registra uma das maiores desvalorizações globais, embora a economia nacional esteja longe de figurar entre aquelas com pior desempenho em 2011.

A má notícia? É impossível saber se chegamos ao piso. Caso se confirme uma nova recessão mundial, com a economia americana se estagnando e a Europa mergulhando de vez em uma séria crise da dívida, o horizonte fica nebuloso – e com certeza a Bovespa voltará a cair. Historicamente, porém, a tendência das bolsas de valores é de alta no longo prazo. Portanto, se você puder esperar pela recuperação do mercado, agora pode ser um bom momento para investir.

Antes de fazer isso, no entanto, estude bem quais papéis comprar. “Em momentos de estresse elevado nos mercados mundiais, o pânico se instala e normalmente vemos barganhas na bolsa. É hora de comprar, mas com ressalva. Deve-se optar por empresas com boa liquidez que mostrem em seu balanço resultados positivos nesse ambiente nebuloso”, opina André Mello, analista sênior da TOV Corretora.

Se você não tiver certeza de que poderá ficar muito tempo sem resgatar o dinheiro, não se arrisque. “Como diz a sabedoria popular, ‘na mesma lagoa em que um cavalo mata a sede, outro morre afogado’. Se você tem muito tempo, são grandes as chances de saciar sua sede”, brinca Jurandir Sell Macedo, consultor exclusivo do Itaú e professor da UFSC.

Se, ao contrário, você tem dinheiro investido na bolsa, a menos que precise resgatá-lo, o recomendável é esperar uma recuperação do mercado antes de vender seus papéis.

No final, seja qual for sua opção, ao menos uma coisa é certa no incerto mundo do mercado financeiro: 2011 ainda trará grandes emoções. Prepare-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário