domingo, 10 de junho de 2012

WORKSHOP DESTACA OPORTUNIDADES DE INOVAÇÃO PARA MPE

A urgência pela adoção de práticas inovadoras por micro e pequenas empresas (MPE) para aumentar a competitividade desse segmento no mercado global será abordada em palestra pelo diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, durante workshop da instituição em Joinville (SC), na manhã de 11 de junho. São esperados 500 participantes, entre donos de pequenos negócios e novos empreendedores, bem como pesquisadores e especialistas de todo o país.

Segundo o diretor, é preciso sensibilizar os empresários sobre a importância da questão. “Hoje, todo estabelecimento local está submetido também à concorrência global. É preciso que o empreendedor esteja preparado para enfrentar os desafios, e para isso, colocar a inovação no centro da estratégia da empresa”, destaca Carlos Alberto.

Com o tema Inovar agora: competição global e sobrevivência local, o workshop faz parte da programação da XII Conferência da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), parceira do Sebrae. A abertura também contará com as presenças do superintendente do Sebrae em Santa Catarina, Carlos Guilherme Zigelli, e do secretário executivo da Anpei, Naldo Dantas. A Conferência segue até 13 de junho.

Serão apresentados, durante o evento, casos bem-sucedidos de empresas que inovaram com o auxílio das estratégias oferecidas pela instituição, seja por meio de Agentes Locais de Inovação, incubadoras de empresas, programa Sebraetec ou consultoria tecnológica. O objetivo é mostrar às micro e pequenas empresas por que e como inovar.

Na programação, estão a incubadora Midi Tecnológico e a empresa Pixeon Inovação em Diagnóstico por Imagem, de Fernando Peixoto; a Serralheria Volkhoff, da empresária Juliana Hoffmann Brandt, acompanhada pelo programa Agentes Locais de Inovação (ALI); a empresa Marithimu’s Indústria e Comércio, do empresário Marcelo Wippel da Silva, inserida no programa Sebraetec; e a Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc), consultoria tecnológica. A mediação dos casos será feita pelo diretor-técnico do Sebrae em Santa Catarina, Anacleto Ortigara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário