segunda-feira, 27 de junho de 2011

GOVERNO RECEBE PROJETO DE BIOREFINARIA PARA A METADE SUL

Um projeto-piloto de uma biorefinaria para produção de etanol a partir de cereais, especialmente o arroz, foi apresentado na tarde desta sexta-feira (24) ao vice-governador Beto Grill, por uma comitiva liderada pelo vice-prefeito de Cristal, Julio César Lammel. O primeiro projeto será no municipio e já estão sendo projetadas mais seis unidades no Estado.

O diretor técnico da Vinema Multióleos Vegetais, Vilson Neumann Machado, informou que esta seria a primeira de seis refinarias do gênero por todo o Estado. Ele explicou que incialmente será utilizado o arroz mas a ideia é complementar com o sorgo, milho ou mesmo a querela do arroz. "Viemos até o governo apresentar o projeto que abrangeria diversas regiões do Estado. O projeto-piloto já está pronto há quatro anos e se localiza no município de Crisral, junto à BR-116", disse Neumann.

Já o vice-prefeito, Júlio Cesar Lammel, se mostrou bastante entusiasmado com a iniciativa que deve gerar cerca de 300 empregos diretos e indiretos. "Isso vai significar um grande avanço para o Estado pois vai mexer com toda a cadeia produtiva dos cereais, principalmente do arroz na produção do etanol. E para Cristal será um ganho incalculável, afinal é a primeira indústria a se estabelecer no município, gerando no mínimo 300 empregos diretos e indiretos", reforçou.

O diretor técnico da Federarroz, José Carlos Gross Dias, saudou a ideia que virá aliviar os produtores. Segundo ele, com a crise vivida pelo setor, essa seria mais uma alternativa para a materia prima derivada dos altos estoques. Também presente na reunião, o secretário Geral de Governo, Estilac Xavier, lembrou que o RS hoje importa etanol, mas fez uma advertência: "É preciso examinar com cuidado todos os aspectos legais do projeto".

O vice-governador Beto Grill destacou ainda que a medida é uma alternativa às dificuldades que os produtores de arroz hoje enfrentam em relação ao preço do produto. Ele também comentou os encaminhamentos que dará à questão. "Essa possibilidade de construção de uma biorefinaria a partir de cereais, potencializando a pequena propriedade da Metade Sul do Estado, deve ser levada em consideração. Vamos examinar e levar a proposta para o centro de governo", destacou Grill.

Nenhum comentário:

Postar um comentário