quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

INSS PODERÁ ALIVIAR CARGA TRIBUTÁRIA DE EMPRESAS

A geração de empregos no país poderá receber um incentivo com o envio da proposta da presidente Dilma Rousseff para reduzir a tributação sobre a folha de pagamento. A ideia, inicialmente, é mudar a alíquota de contribuição previdenciária das empresas, de 20% para 18%, por meio de um projeto de lei a ser enviado para o Congresso Nacional em fevereiro. Assim, elas teriam mais dinheiro para investir na contração de mão de obra.

As informações foram divulgadas pelo jornal “Folha de S. Paulo”. Consultada, a Casa Civil não se manifestou sobre o projeto, que também deve prever uma redução gradual do recolhimento para o INSS, até se chegar a uma alíquota de 14%. Há, porém, quem defenda uma queda para até 10%, com a diminuição de dois pontos percentuais por ano. A proposta, porém, não reduziria o recolhimentos dos trabalhadores, que continuariam pagando de 8% a 11%.

Com a mudança, a presidente começaria a realizar a reforma tributária de forma pontual. Se for enviada e aprovada no Congresso, a redução afetará a arrecadação da Previdência Social. Para compensar, o Ministério da Fazenda estaria estudando uma forma de compensação.

(Fonte: Extra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário